domingo, 18 de agosto de 2013

Ligação - Soraia Pereira - Opinião

 
Anjos Negros #1
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 238
Editor: Pastelaria Studios Editora
ISBN: 9789898629098




"Um mundo. Uma Cidade. Um segredo guardado durante séculos. Uma noite tudo muda.

Jessica O’Reilly nunca teve uma vida fácil. Ignorada pela família e a viver sozinha em Nova Iorque, vê-se no meio de criminosos e é nessa noite que Leonardo a salva da morte.
Assoberbada por um conforto que nunca teve, Jessica vê-se num mundo novo, no qual conhece os Anjos Negros.
Quando retorna à sua vida, os Sombras surgem e tentam seduzi-la para o seu lado e Jessica vê-se confrontada por uma escolha que só ela pode tomar.
Aos poucos, ela descobre que nem tudo é o que parece e que não só criaturas fantásticas existem, como deseja intensamente que façam parte da sua vida. Em especial Leonardo com quem criou… uma forte ligação.

Ela nunca pensou que aquela noite fosse apenas o início e ele nunca esperou ter de ir contra as regras.

O que tem Jessica de especial?
Quem são os Anjos Negros? E os Sombras?

Uma certeza o leitor pode ter:
Nova Iorque jamais voltará a ser a mesma…"
 
 
Opinião:
 
Confesso que não fazia ideia do que encontraria nesta leitura. Não tinha conhecimento do livro e só depois de ter sido abordada pela autora e no seguimento do E.E.E.B. apresentado pela mesma, é que fiquei a conhecer o livro, a capa, sinopse, booktrailer... etc etc etc.
 
Antes de começar quero deixar bem claro que a minha opinião é meramente como leitora assídua e compulsiva que sou e sem qualquer tipo de especialidade na matéria. Além disso, como já li em muitas opiniões na blogosfera, as opiniões valem o que valem.
 
Começando pela capa, gosto imenso da conjugação das cores, sem bem que a parte do olhar poderia ter sido mais cuidada na escolha. Uma vez que se trata de um livro de fantasia urbana, romance paranormal, os ilustradores poderiam ter escolhido um olhar mais especial e não um simples e banal par de olhos castanhos.
 
Outro ponto foi o facto de ter encontrado pelo menos 3 sinopses do mesmo livro mas em sites diferentes. Não que considere um ponto negativo ou positivo o facto de ter 3 sinopses. Acabei por pensar nisto quando me deparei com a situação ' Ok, pelo menos os leitores têm opção de escolha já que têm 3 diferentes para escolher'. Pessoalmente gosto da que encontre tanto no Goodreads como no blog da autora. Acho que é uma sinopse com conteúdo q.b. Nem conta demais nem conta de menos.
 
Relativamente ao booktrailer, tiro o meu chapéu a quem o realizou. Está espetacular. Muito apelativo. Muito diferente. Misterioso e o melhor de tudo, é de curta duração. 
 
E agora, o que dizer em relação à história? Surpreendeu-me em vários aspetos e digo-vos, se me tivessem passado a história para as mãos sem em dizerem que a autora era portuguesa, passaria bem por uma história traduzida de um/a qualquer autor/a americano/a.
 
Jessica é uma jovem que vive na periferia da sociedade concentrada nos seus próprios problemas e na sua vida que nunca fora fácil até que uma certa noite o difícil assume uma nova definição quando ela se vê praticamente num confronto frente a frente com a morte e acaba por ser catapultada pelo destino para uma realidade completamente paralela à sua e a maioria dos seres humanos.
 
Leonardo, é um dos Anjos Negros que além de outras prioridades encarrega-se de salvar os humanos de criaturas malévolas que percorrem a noite em busca de presas. Guerreiros milenares que apesar da conotação do nome, desta vez estão do lado do bem.
 
O inicio da história prendeu-me logo nos primeiros capítulos, talvez por ter aquela carga de boa disposição bem presente desde as primeiras páginas. Gostei do refresh da história em relação a um tema tão 'batido' como são as histórias de vampiros e anjos e demónios, entre outros.
Gostei do ambiente criado pela autora, nunca estive em Nova Iorque é certo, mas várias vezes durante a narrativa dei por mim a visualizar as situações como se fosse um cidadão nova-iorquino e conhecesse a cidade como a palma das minhas mãos.
 
Gostei do romance entre as personagens principais e percebi o porquê de elas se envolverem tão rapidamente. O titulo do livro é a chave para esse desenvolvimento. No entanto, apesar de ter sentido uma grande empatia com as personagens principais deste livro, não posso descurar as restantes. E mais uma vez aqui nota-se a capacidade fantástica que esta jovem tem para imaginar e criar.
Os guerreiros que pertencem ao corpo de elite da raça: Luthian, A'larick, Zelasthiam, D'Drake e Winnd, estão bem estruturados e apresentados. Cada um forte nas suas características mas que ao mesmo tempo nos deixam em suspense para que na devida altura, no livro que lhes dará tempo de antena, fiquemos a conhece-los ainda melhor. As raças e os nomes apresentados por Soraia Pereira também estão interessantes e imaginativos, e muito bem conseguidos.
 
Os ambientes, as situações de acção, as lutas, são outros aspetos em que se nota que a autora teve o cuidado de fazer investigação de forma a que o conteúdo da história, as pontes de ligação entre as personagens, o enredo e as acções fossem o mais credíveis possíveis e isso verifica-se também nos diálogos.
As respostas e as perguntas vão de acordo com as situações geradas na narrativa e isso faz com que leitor se identifique. A linguagem é simples e aqui talvez a autora devesse melhorar um pouco o 'aspeto' da sua escrita. Eu sugeria que numa próxima revisão ou próximos volumes diminuísse os 'meus' que fomos encontrando. Não é que no dia a dia as pessoas não falem assim, porque falam. Mas a nível da leitura cansa um pouco.
 
Outro ponto muito positivo e também aqui me caiu o queixo foram as cenas sensuais e sexuais que a autora inseriu no seu Ligação. São absolutamente deliciosas e picantes que trouxe uma dinâmica mais caliente à história. Parabéns, adorei estas partes.
E por fim tenho de salientar a componente humorística. Nota-se que a autora é uma pessoa divertida e sarcástica porque transpôs muito disso para a sua história. Dei por mim a dar altas gargalhadas e a chorar de riso com respostas e situações muito hilariantes.
 
Eu sou fã de Sherrilyn Kenyon, Lara Adrian e J.R. Ward e encontrei neste ligação muitas influências destas autoras o que para mim só mostra que esta jovem portuguesa soube onde se inspirar, no entanto conseguiu fazer algo que vale imenso para mim. Conseguiu deixar a sua marca enquanto autora.
Obviamente que este livrinho tem gralhas e alguns erros mas, meus queridos leitores, a perfeição está longe de existir. Ainda assim tenho-vos a dizer que está aqui alguém com muito potencial, dotada de uma imaginação fértil, divertida e hilariante.
 
Já li algures que apelidaram esta autora de SK portuguesa. Ok, eu assino por baixo e mal posso esperar para ler os próximos volumes e obrigada pelo desafio.
 
Recomendo!
Boas leituras.
 
 
 

2 comentários: