segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Soberba Tentação - Andreia Ferreira - Opinião


Trilogia Soberbas #2
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 300
Editor: Alfarroba
ISBN: 9789898455413

"Depois de descobrir que o sobrenatural não representa um medo irracional e que as criaturas caminham lado a lado com os humanos, a Carla tem de enfrentar as consequências do seu envolvimento com o Caael.

Os demónios já deixaram marcas na vida da Ana e da Raquel e a Carla começa a sentir algumas dificuldades em encontrar-se. Entre lacunas na memória, sentimentos e novas preocupações, surge uma existência virada do avesso com a linha da vida mais ténue do que nunca.

Com a ausência do Caael, assomam revelações que levantam um plano ancestral de uma disputa entre iguais. A Carla vê-se num tabuleiro de xadrez, como um rei isolado, com a rainha a jogar contra ela."
 
 
Opinião:
 
Uma vez que comprei estes livros aproveitando a promoção da Feira do Livro de Lisboa, sabia que assim terminasse de ler o primeiro volume teria de ler o segundo quase de seguida. Bom, não foi bem de seguida porque entretanto outros livros se meteram na fila como que penetras disfarçados.
 
O que tenho eu a dizer sobre esta coisinha com folhas e capa tão linda? Em primeiro de tudo e mais uma vez as minhas felicitações à autora e editora pelo bom gosto no que à ilustração da capa diz respeito. Acho as capas lindíssimas.
 
Quanto à história e à continuação da trilogia em si. Confesso que as espectativas estavam muito lá em cima. Depois de ter lido o primeiro e de ter andado a dar uma vista de olhos nos blogs alheios, deparei-me com tremendos elogias a este segundo livro. Infelizmente para mim não notei nenhum melhoria, quero dizer, a Andreia continua com uma escrita impecável mas o contexto da história e a profundidade dos personagens principais continua no mesmo ponto, ou seja, na casa partida.
 
A personagem da Carla continua um pouco sem sal e sem aquele calor agradável que gosto de encontrar numa personagem jovem como ela. E o Caael acaba por desaparecer de cena sem causa aparente.
 
No entanto a história melhora com a entrada em cena de Ricardo que apesar de ser um vampiro acaba por se transformar no Anjo da Guarda de Carla e começa aqui o inicio promissor (espero com todo o meu ser que sim) de uma paixão ardente que vai recambiar o Caael para um sítio longinco.
 
Neste ponto de situação, onde Carla se envolve parcialmente com Ricardo, ou se deixa envolver pelo seu lado bad boy, eu consegui encontrar a tal empatia que mencionei na opinião que fiz acerca do primeiro volume desta trilogia.
 
Existe química entre os personagens e existiu química entre mim e eles. E o mesmo acontece sempre que a minha personagem preferida entra em cena. A Ana Rita é daquelas personagens efeito furacão. Por onde passa se não destrói completamente pelo menos deixa marcas. E a mim marcou-me imenso.
 
Mais uma vez os finais parecem ser a especialidade da autora bracarense que não podia deixar por menos. Fiquei com uma pulga do tamanho de um elefante atrás da orelha e sem dúvida que quero ver quais os finais que ela engendrou para estas personagens.  
 
Boas leituras,
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário