quarta-feira, 4 de setembro de 2013

50 sombras de Grey (trilogia) - E.L. James - Opinião




Sinopse 1: Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.
 
Sinopse 2: Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…
 
Sinopse 3: Quando a jovem e inocente Anastasia Steele encontrou pela primeira vez o impetuoso e fascinante milionário Christian Grey, começou entre eles um affair sensual que lhes mudou a vida para sempre. Assustada e intrigada pelas singulares inclinações eróticas de Grey, Anastasia exige um compromisso total na relação. Com medo de a perder, ele aceita.
Agora Anastasia e Grey têm finalmente tudo o que desejavam - o amor, a paixão, a intimidade, uma riqueza incalculável - e todo um mundo de possibilidades à sua espera. Mas ela sabe que amá-lo não será fácil, e que estarem juntos vai implicar ultrapassar barreiras que nenhum deles poderia prever. Anastasia vai ter de aprender a partilhar o estilo de vida de Grey sem sacrificar a sua identidade. E ele terá de aprender a superar o seu obsessivo impulso de tudo controlar, enquanto se debate com os demónios do seu terrível passado.
E quando tudo parece estar conjugado para que ambos consigam finalmente ultrapassar os maiores obstáculos, o destino conspira para tornar dolorosamente reais os maiores medos de Anastasia.


Opinião generalizada trilogia 50 Sombras de Grey:

Christian Grey é caracterizado como a epitome da sensualidade masculina. Um jovem multimilionário que por detrás da sua capacidade de chefia e dos seus milhões esconde um passado tenebroso e sofrido que o tem vindo a atormentar desde de criança. A par deste passado ele consegue um escape através de praticas sexuais de BDSM e é nas suas submissas que ele liberta todo o seu poder de macho dominante e exorciza o passado. 

Anastasia Steele poderia ser apenas uma entre tantas estudantes jovens e inexperientes que vive o dia a dia na esperança que esse não seja o último. Sonhadora e com pouca auto estima acaba por se transformar no que nunca pensou ser possível: uma submissa. E é quando os caminhos de Christian e Anastasia se cruzam que tudo o que é possível e impossível acontece e de uma forma que o leitor não é capaz de largar as folhas dos livros até perceber até que ponto a mente dele está danificada e até que ponto ela está disposta a lutar pela paixão que se transforma em amor.

Esta trilogia chegou ao nossa país e arrasou. Criou amantes e 'odiadores' desta trilogia por todos os cantos deste nosso pequeno pedaço de terra junto ao mar plantado. Talvez pelo tema e pelas cenas descritas a verdade é que toda a gente quis ler pelo menos o primeiro volume da tão conhecida trilogia que veio revolucionar a mentalidade dos leitores até daqueles mais púdicos e tímidos. 

Muitos disseram cobras e lagartos sobre as cenas mais picantes, na minha modesta opinião não achei que as cenas fossem assim tão escandalosas ou descuidadas. No entanto é preciso mentalidade para se ler um livro que aborde temas como BDSM e masoquismo em geral. Tudo bem que existem cenas que podem chocar os mais pudicos, como um espancamento ou amarração, no entanto, se conseguirmos estar atentos conseguimos ver que por detrás desses componentes que compõe a história existiu de facto uma história entre duas pessoas. Houve imensa sedução, imensa conquista e um romance tocante. E foi esta parte que eu mais gostei. A parte da história de amor entre eles os dois que me fez até verter uma ou duas lágrimas com o lado mais desamparado do Christian e a impotência da Anastasia por querer ajudá-lo e não conseguir.
 
Esta trilogia foi a primeira que li dentro do género Literatura Erótica com fortes influências do BDSM e sim, adorei! O primeiro volume mais do que os outros mas em suma gostei da trilogia.
 
Recomendo!
Boas leituras,
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário