terça-feira, 15 de outubro de 2013

Café com livros e uma pitada de: Nasser Mendes [entrevista]


Nasser Mendes, jovem autor de Flareo Dracus, aceitou partilhar umas confidências com o Blog Café com Livros 21... aqui fica a sua entrevista com um cheirinho a café...
 
***
 
 
Nasser, o que nos podes dizer sobre ti?
 
Sinceramente, não muito. Acho que sou uma pessoa simples e transparente, portanto quando alguém me conhece (ou lê o meu livro), fica com uma ideia bastante assertiva de mim. Acho que o que me define mais é a minha capacidade de ter várias pessoas a quem posso chamar de amigos e irmãos. São os meus alicerces, por isso teria de os descrever para traçar o meu próprio perfil.
 
 
Como ou quando reparaste que gostavas de escrever ou que a escrita fazia sentido para ti? 
 
Talvez tenha sido com  primeira redação que fiz na primária, pouco depois de aprender a escrever. Era algo sobre o dia do pai e, não tendo um presente, entreguei-a ao meu tio. A cara que ele fez quando a leu deu-me vontade de escrever mais. Ver até que ponto conseguia chegar a pontos emocionais de outras pessoas com a minha escrita. Bom, na altura, com seis anos, não foi nem de perto tão eloquente como estou a escrever agora, mas foi essencialmente isso! 
 
 
Quais os teus géneros literários favoritos? 
 
Fantasia, fantasia e... fantasia. Gosto de ler, ponto final. Mas o género fantástico põe toda a minha cabeça a andar a mil à hora. 
 
 
Costumas inspirar-te em quê, quando escreves? 
 
Na minha vida, maioritariamente. Coisas que vejo no dia-a-dia, no meu estado de humor, no tempo... Mas principalmente nos meus amigos e nas aventuras que todos os dias passo com eles. 
  
Algum escritor/a ou autor/a que identifiques como ídolo?
 
Sinceramente, não.  Identifico-me com muitas personagens adoro muitos livros, mas não tenho nenhum especial afecto por nenhum autor, excepto talvez um dos meus melhores amigos, o Hugo. Adoro os poemas dele e cheguei a incluir um no início do meu livro. 
 
 
Porquê a Chiado Editora? 
 
Porque não? A Chiado é algo de inovador e fresco em muitos aspectos, nomeadamente, o facto de nos disponibilizar a nós, novos autores, uma oportunidade sem precedentes de sermos lançados e publicitados num mercado que está a perder um bocado de vida em gerações mais novas.  
 
 
Tencionas publicar mais algum livro? Tens ou estás envolvido em mais algum projecto de escrita? Podes adiantar alguma coisa?
 
Sim, posso definitivamente adiantar o meu próximo volume que, se tudo correr bem, estará pronto em breve. O 2o volume da saga é a continuação imediata do primeiro, até porque, na verdade, até há bem pouco tempo eram apenas um! Na altura de o publicarmos, acabámos por perceber que era demasiado grande (900 páginas) e decidi cortá-lo ao meio. Espero tê-lo feito no sítio certo! Mas está diferente em muitos aspectos. Com a inserção da escuridão eles são forçados a deixar de ser apenas adolescentes e a crescer a um nível emocional tremendo, de modo a controlar esse elemento. Minimamente, pelo menos... 
 
 
E agora um pequeno desafio. Responde a primeira coisa que te vier à cabeça e não faças batota: 
 
 
Se fosses um livro, qual serias? Génesis, o sexto volume d'As Crónicas de Idhún, Laura Gallego Garcia.
 
Uma cor? Laranja.
 
Um animal? Dragão.
 
Um fruto? Lichias
 
Filme preferido? Demasiados para enunciar (sou viciado). Amo de morte o "Suckerpunch" o filme que mais me fez rir foi "Loiras à força" e o que mais vezes vi em toda a minha vida foi "Elektra".
 
Música Preferida? Mais uma vez, já fui dançarino e adoro música. Todas as dos Florence and the Machine sem excepção e as que mais oiço agora são "Radioactive" dos Imagine Dragons e "Warm Water - Snakeships Remix" da Banks. 
 
 
Deixa uma mensagem aos teus fãs e futuros leitores. 
 
Imaginem. Todos temos essa capacidade e poucos lhes damos o devido valor. Imaginar é a arte de viver o presente e sonhar o futuro. É um abrigo ou um campo de batalha. É tudo e está vazio. É o que quiserem e o que precisarem. Podem ser tudo o que imaginarem. E se for forte o suficiente, tornar-se-á real. 
 

Onde te podemos encontrar? E ao teu livro? 


Podem-me encontrar no Facebook,  no Tumblr ou pelo E-mail. A Flareo Dracus (FD) também tem uma página no Facebook com posters.
Para comprar o livro podem fazê-lo online na wook, na bulhosa ou na fnac onde podem também encomendá-lo para a loja.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário