L.C. Lavado, uma das autoras portuguesas mais acarinhadas pelos leitores, autora do livro 'Inverno de Sombras', aceitou partilhar umas confidências com o Blog Café com Livros 21... aqui fica a sua entrevista com um cheirinho a café...
***
Sou uma escritora portuguesa (embora o meu livro esteja muitas vezes na secção dos autores estrangeiros). O meu género literário é uma combinação de mistério e fantasia urbana. Aventurei-me no mundo da publicação como escritora independente e hoje estou com a editora Marcador que publicou em Portugal o meu último livro “Inverno de Sombras”.
Como ou quando reparaste que gostavas de escrever ou que a escrita fazia sentido para ti?
Quando comecei a escrever o meu primeiro livro. Houve de imediato algo que me fez sentir confortável em frente ao computador, com o Word aberto e o som do teclado à velocidade das palavras. Apesar de todas as dificuldades de escrever um primeiro livro, a descoberta tornou-se um vício.
Como leitora, as biografias são o que mais prazer me dá ler.
Costumas inspirar-te em quê, quando escreves?
Cada livro tem a sua própria ‘história por detrás da história’. No caso do ‘Inverso’ foi um nome que ouvi na livraria. Para o ‘Inverno de Sombras’ foi Lisboa e o meu encanto pela cidade. Quanto ao ‘Diabo dos Anjos’ foi amizade e um amor de infância.
Algum escritor/a ou autor/a que identifiques como ídolo?
Jack Kerouac e Henry Miller são os meus ídolos.

Acredito que a auto-publicação é hoje a melhor forma que um jovem escritor tem para construir uma ‘carta de apresentação’ ao submeter o seu trabalho a editoras. É um processo longo e muito trabalhoso. O escritor tem de ser bem mais do que escritor e aventurar-se em pequenas tarefas de marketing, design e publicidade para chegar aos leitores. Mas no final, vale a pena. São dois tipos de publicação que se complementam.

A história no ‘Fantasmas de Pedra’ terá essencialmente duas partes. A primeira, levará os leitores de volta ao mesmo universo temporal de ‘Inverno de Sombras’ e a procura da Caixa, mas desta vez na perspectiva do Claude e da Andrea que vão desvendar ainda mais segredos sobre a trama. Na segunda parte, teremos a sequela da história com o Danton e a Isadora a aprenderem a construir o seu ‘viveram felizes para sempre’ e o Claude e a Andrea em busca do seu destino.

Existem sim outros projectos numa vertente que foge à Fantasia Urbana e que por isso exigem uma abordagem diferente da que tenho tido até agora. São livros que terão leitores com perfil literário mais voltado para o realismo contemporâneo.
E agora um pequeno desafio. Responde a primeira coisa que te vier à cabeça e não faças batota:
Se fosses um livro, qual serias? ‘Marley & Eu’ de John Grogan
Uma cor? Preto.
Um animal? Girafa.
Um fruto? Figo.
Filme preferido? Vanilla Sky.
Música Preferida? ‘Red’ de Daniel Merriweather
Deixa uma mensagem aos teus fãs e futuros leitores:
Divirtam-se com as vossas leituras! Se um livro não vos faz querer ir para a cama mais cedo só para poder lê-lo, é porque não é o livro certo. Procurem sempre o livro que vos fala ao coração.
Onde te podemos encontrar? E aos teus livros?
Quanto
aos livros: o ‘Inverno de Sombras’ está à venda em qualquer grande livraria e
superfícies comerciais; o ‘Inverso’ está disponível na Amazon (tanto na versão papel como ebook).
Sem comentários:
Enviar um comentário